Xuxa

Biografia - Xuxa

Xuxa
Xuxa 174.324 visitas

Maria da Graça Xuxa Meneghel (Santa Rosa, Brasil 27 de março de 1963) é uma apresentadora de televisão, cantora, atriz, modelo e empresária brasileira.

Sua discografia é composta por 34 discos, sendo 7 integrantes da série Xou da Xuxa, 8 solo, 7 em língua espanhola, e 12 da série Só Para Baixinhos, que desde 2000 vendeu mais de 5 milhões de cópias e lhe rendeu 5 indicações ao Grammy Latino (duas vezes vitoriosa, em 2002 e 2003), além de diversas coletâneas. Ao todo, seus discos venderam mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo. O disco Xou da Xuxa 3 entrou para o Guiness Book como o disco infantil mais vendido da história da indústria fonográfica, com mais de 5 milhões de cópias, e deste disco saiu Ilariê, sua canção mais conhecida, que lhe rendeu um 11º lugar na Latin Billboard, sendo a única cantora brasileira a alcançar o Top 20.

Em 1983, Xuxa foi convidada pelo diretor Maurício Sherman para apresentar o Clube da Criança, na extinta Rede Manchete. Neste período, trabalhava como modelo durante a semana, em Nova York - EUA, e gravava o "Clube" nos finais de semana no Brasil. Seu jeito irreverente de apresentar um programa infantil chamou a atenção, e em 1986 ela mudou de emissora e estreou o primeiro programa diário com seu nome: O Xou da Xuxa, na Rede Globo onde foi contratada até final do ano de 2014 e no ano de 2015 assinou contrato com a Rede Record.. O programa marcou uma geração e até hoje é relembrado por milhões de jovens no Brasil e no Mundo. Nessa época a imprensa lhe deu o epíteto "Rainha dos Baixinhos".

Ao todo, foram 2000 programas no Brasil, exibidos em seis anos e sete meses, apenas neste tempo Xuxa colecionou 139 discos de ouro, 52 de platina e 10 de diamante – Somente neste período foram vendidas 18 milhões de cópias. No cinema, protagonizou 15 filmes, que levaram, juntos, mais de 30 milhões de espectadores às salas - seu filme mais famoso, Lua de Cristal, fez 4 milhões de espectadores em 1990, seguindo imbativel com a maior bilheteria dos cinema nacional dos anos 90.

Em 1987, Xuxa engajou-se em uma campanha pelas crianças contra a poliomielite. A imagem de Xuxa foi associada a campanha e a mesma chegou a um recorde mundial na época : 97% da população infantil brasileira foi vacinada. Xuxa recebeu em Brasília - DF uma medalha das mãos do então presidente da república, José Sarney.

O terceiro disco foi o responsável pelo primeiro recorde fonográfico da apresentadora: entrar no Guinness Book Brazil (Livro dos Recordes) após vender 3,5 milhões de cópias com o Xou da Xuxa 3, em 1988. O disco trazia os hits: Ilariê, Arco-Íris, Abecedário da Xuxa e Brincar de Índio, entre outros. Dessa época até hoje a vendagem do "Xou da Xuxa 3" já ultrapassa a marca de 6,5 milhões de cópias, firmando-se como o álbum mais expressivo em vendas do mercado latino-americano.

DISCOGRAFIA:
Xuxa e Seus Amigos (pela Phillips)
Xou da Xuxa
Xegundo Xou da Xuxa
Karaoke da Xuxa (LP de karaoké com quatro canções inéditas)
Xou da Xuxa 3
Super Xuxa Contra Baixo Astral
4º Xou da Xuxa
Xuxa 5
Xuxa en Español (em espanhol) (pela Globo Discos)
Xou da Xuxa Seis
Xuxa 2 (em espanhol) (pela Globo Discos)
Xou da Xuxa Sete
Xuxa 3 (em espanhol) (pela Globo Discos)
Xuxa (coletânea de b-sides)
Todos Sus Exitos (coletânea) (em espanhol) (pela Globo Discos)
Sexto Sentido
El Pequeño Mundo (em espanhol) (pela Polygram)
Luz no Meu Caminho
Xuxa 10 Anos (coletânea)
Tô de Bem Com a Vida
Xuxa Dance (em espanhol) (pela Polygram)
Arraiá da Xuxa
Boas Notícias
Só Faltava Você
Xuxa 2000
El Mundo Es de Los Dos (em espanhol) (pela Polygram)
Xuxa Só Para Baixinhos
Xuxa Só Para Baixinhos 2
Xuxa Só Para Baixinhos 3 - Country
Xuxa Só Para Baixinhos 4 - Praia
Xuxa Só Para Baixinhos 5 - Circo
Xuxa Solamente Para Bajitos (em espanhol) (pela Sony)
Xuxa Só Para Baixinhos 6 - Festa
Xuxa 20 Anos (coletânea)
Xuxa Só Para Baixinhos 7 - Brincadeiras
Xuxa Só Para Baixinhos 8 - Escola
Xuxa Só Para Baixinhos 9 - Natal Mágico (pela Sony)
Xuxa Só Para Baixinhos 10 - Baixinhos, Bichinhos e + (pela Sony)
Xuxa Só Para Baixinhos 11 - Sustentabilidade (pela Sony)
Xuxa Só Para Baixinhos 12 - É Pra Dançar (pela Sony)
Seleção Fãs (CD de inéditas integrante do box "Coleção Xou da Xuxa"

Todos os discos foram lançados pela Som Livre, exceto quando especificado.

Comentários no Facebook

Vídeo do Youtube