Fernando Salem

Biografia - Fernando Salem

Fernando Salem
Fernando Salem 454 visitas

Fernando Salem é compositor e roteirista brasileiro, nascido em São Paulo.

Formou-se em Música Popular, pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, em 1980. No ano seguinte, fez apresentações musicais com a banda paulista Bonkixote.

De 1981 a 1983 seguiu em turnês pela Europa com a banda Xoro Roxo. De volta ao Brasil, juntou-se novamente ao músico e ator Paulo Miklos para shows em São Paulo e Rio de Janeiro.

Em 1986 lançou seu primeiro LP, "Clínica", pela gravadora WEA, com composições próprias. Ainda nesse ano criou as trilhas sonoras para os filmes "Frankstein Punk" e "Caçada ao Pantanal", de Cao Hamburger.

Seguiu em turnê pelo Brasil em 1987 com a banda Clini-K, e no ano seguinte fez o roteiro e a trilha sonora dos filmes "A Garota das Telas" e "Os Urbanóides", ambos de Cao Hamburger e da peça "Truks, A Bruxinha", de Eduardo Amos. Ganhou o prêmio de melhor trilha sonora no Festival de Brasília, em 1989, pela trilha de "A Garota das Telas".

Em 1990 passou a ser o diretor musical e integrante da banda Vexame, com Marisa Orth, e depois o produtor e diretor do disco Vexame pela Sony Music. De 1992 a 1994 atuou como diretor musical de Fanzine, programa diário da TV Cultura e compôs as trilhas das aberturas dos programas Tom Jobim, Nascente; Tropicália a 2; Fanzine; Cartão Verde; O Professor e À Mão Livre. São também suas as canções do programa infantil Castelo Rá-Tim-Bum.

Em 1993 trabalhou como diretor dos eventos Roupa de Artista, com a participação de Cauby Peixoto, Patrício Bisso e Borguetinho e Falsos e Brilhantes, com a participação de Erasmo Carlos, João Penca e Sidney Magal, no Sesc Pompéia. Fez a trilha sonora da peça O Aprendiz, de Eduardo Amos.

No jornal a Folha de S. Paulo, escreveu a coluna "Tecla Sap", sobre música na TV, em 1995, e trabalhou como diretor de comerciais; roteirista da produtora Sequência Cinematográfica; diretor de eventos para convenções de empresas apresentando artistas consagrados; professor de música e ator.

Entre 1996 e 2000, compôs e participou dos CDs infantis dos programas "Disney Club", do SBT, e "Vila Esperança", da TV Record, e da cantora Debby.

Teve suas canções gravadas por Rosa Maria, Negritude Júnior, Jerry Adriani, Paulinho Moska, Pena Branca E Xavantinho, André Abujamra, Roger, Ed Motta, Paulo Miklos, Eliana, entre outros.

No ano 2000, fez uma longa turnê nacional com o grupo Vexame no show "Jardim das delícias". Foi o roterista e autor da trilha sonora da peça teatral "Como Chegamos Até Aqui?", com Marcelo Tas.

Entre 2001 e 2008, fez roteiros para diversos programas como Vila Sésamo, Circo do Edgard, Lugar Incomum, De Onde Vem?, Dias de Glória, Cambalhota para diversos canais como TV Cultura, TV Globo, Multishow, TV Record e Canal Futura.

Atualmente escreve roteiros para os programas Circo do Edgard, Vila Sésamo, Cocoricó e Cambalhota.

Comentários no Facebook

Vídeo do Youtube